Embarcadero Conference 2016: Eu fui!

Um novo formato por trilhas veio a consolidar a Embarcadero Conference 2016 como a maior de todas que participei anteriormente, resumindo em uma palavra: gigantesca!

Minha terceira participação na Embarcadero Conference me trouxe a certeza de que o Delphi vive o seu grande momento, e tenho um enorme orgulho de estar aqui com vocês e com ele! Viva o Delphi!

Painel Embarcadero Conference 2016

Chegada a São Paulo, D-1

Com algumas horas de engarrafamento no trecho Campinas X Congonhas, esse trajeto tinha tudo para ser monótono, e seria se no banco ao lado não estivesse o amigo e Embarcadero MVP, e agora Instrutor Oficial, Guinther Pauli. Sim leitores, o engarrafamento cheio de resenha sobre projetos e Delphi!

Já no Hotel, tive a honra de conhecer pessoalmente o Professor Neri. O recordista mundial de vídeo aulas foi meu companheiro de quarto durante a Conference. Neri é uma máquina de produzir conteúdo que pude ver bem de perto, e notei que ninguém chega aos números dele sem ter dedicação e foco, e isso ele tem de sobra!

Professor foi um enorme prazer!

Prof. Neri e Landerson Gomes

A noite que antecede o evento costumamos usar para jogar conversa fora e um pouco de álcool pra dentro, e a resenha estava marcada. A copa do Hotel Nobiles Congonhas nunca teve tanto Delphi assim antes… 

O Grande dia…

Chegamos para o credenciamento e notamos que o evento mais uma vez era sucesso de público. Embora ainda não tenha recebido números oficiais, temos informações de mais uma vez ter superado os 500 congressistas.

Após o credenciamento tivemos a abertura, no auditório principal, apresentada por Fernando Rizzato e Dormevilly Tertius (vou cair na besteira de tentar escrever o nome dele de novo…  risos).

Abertura Embarcadero Conference 2016

Durante a abertura, consegui pegar esse recado do Fernando Rizzato para os congressistas, veja o vídeo:

Para você ter uma noção da quantidade de pessoas se liga nessa panorâmica que eu consegui pegar do auditório principal na abertura da Conference.

Visão Panorâmica Abertura Embarcadero Conference

Pela Primeira vez, um DoJo

Terminada a abertura do evento me dirigi para conhecer uma das novidades da Embarcadero Conference 2016: o Coding DoJo uma trilha inteira com os próprios congressistas sendo estimulados a desenvolverem soluções propostas pelos palestrantes, e essa fera aí, José de Araújo, foi responsável pelo primeiro dos primeiros na Conference! 

O senhor de todas as respostas… #DeusTaVendo

Também dei uma passada pela sala dele, Kelver Merlotti, “O Senhor de Todas as Respostas”, é sempre uma aula e sempre casa cheia.

Kelver fez jus ao novo assistente virtual que criei no grupo de MVPs, o “Kelver Now”, basta dizer um OK Kelver e mandar sua pergunta que a resposta sempre vem… manda muito mesmo!

Kelver Now Kelver Now

 

Fotógrafo oficial do Marcão

Marcos Antônio Moreira

Assumi o compromisso de ser fotógrafo oficial da seção apresentada por Marcos Antônio Moreira e juntos fizemos uma grande constatação: a gente ri sempre mas também consegue passar uma pouco de coisa boa! A palestra de Marcão evidenciou o que já suspeitava, o pessoal conhece muito pouco os novos recursos adicionados ao Delphi, é como se a grande maioria só usasse os recursos da época do Delphi 7. Muitas “novidades” inexploradas.

Confira aí as fotos

Rodrigo Guerato, o debutante

Pouco antes do Marcão finalizar eu troquei ideia com o palestrante que assumiria a sala em seguida, numa dessas situações motivadoras da vida ele me disse que estava há 2 anos atrás assistindo minha primeira vez na Conference. Fiquei lá por uns instantes pensando no que ele me disse, e pude vê-lo iniciar sua palestra. Parabéns e vá em frente Rodrigo Guerato!

 Clareza suave na nave de Manoel Edesio

Cheguei meio que para o final, mas o suficiente para ficar impressionado com a clareza e domínio com que Manoel Edesio conduzia a sessão Melhores práticas de UI para Mobile. Um monstro! Simplesmente encantado com a condução do Edesio. Cheguei e fiquei escondidinho lá no fundo, consegui inclusive fazer essa live, que no final acaba sendo interrompida por mim mesmo para responder uma pergunta.

Jim Mckeeth trouxe o Linux Preview e o Roadmap

Ainda antes do almoço, todos retornamos ao auditório principal para que o Líder dos Evangelistas e MVPs mundial, Jim Mckeeth no brindasse com a apresentação de novos recursos previsto para o Delphi 10 Berlin Update 2, entre eles destaca-se o Linux Preview.

Jim Mckeeth apresentando o Linux Preview do Delphi

Você tem noção que tudo isso, ocorreu apenas antes do almoço?!

Voltando do almoço… eu começava!

Bem a volta do almoço contou com minha primeira palestra na Trilha Mobile 101. A ideia central era criar um cenário paralelo com servidor Datasnap provendo a aplicações já existentes funcionalidades a serem consumidas por aplicações mobile desenvolvidas com Delphi, assim fiz para funcionalidades do ERP Protheus da Totvs e um WMS gerando 3 apps com diversas funcionalidades separados por áreas de interesse/atuação. 

Obs.: Futuramente farei uma postagem abordando as minhas palestras.

Os Professores Sergio Cevallos e Telma Juliana estiveram em minha palestra, e me convidaram para essa foto juntamente com seus alunos e ex-alunos da ETEC Jaú.

ETEC Jaú com MVPs Embarcadero

Muito obrigado pela presença de vocês! 

Adriano Santos inseriu Banco de dados nos Apps

Fiquei na sala por mais um tempo assistindo a apresentação de Adriano Santos, distribuindo bancos de dados com Apps Delphi Mobile. 

A trilha Mobile manteve um alto índice de ocupação da Sala, fomos para o último coffee break do dia, e a pergunta já começava a rolar no corredor de acesso à sala Mobile 101: “Cadê o baiano?”

Cadê o  Baiano? Victory Fernandes…

Victory Fernandes ministrou em sua palestra na trilha Mobile como acessar recursos e sensores dos dispositivos. O público presente se mostrava perplexo com as facilidades providas pelo Delphi para ter acesso a esses recurso.

Fiz uma live no Facebook de um trechinho da palestra do Vic, confere aí!

Submetendo App para as lojas comigo e Prof. Neri

Assim que Vic finalizou, eu tinha a missão de dividir com Prof. Neri o caminho das pedras para a submissão de App para as lojas: Google Play e App Store. O grande desafio era fazer essas 2 apresentações em apenas 1h, embora sem que tenhamos ensaiados juntos, conseguimos cumprir o prometido dentro do tempo estipulado.

Uma análise sobre o formato de Trilha, sobre a Trilha Mobile 101

Desde que foi anunciado o formato de trilhas, com palestras seguindo uma ordem lógica, a grande preocupação da organização era de que uma palestra não aprofundasse temas a serem abordados em outras, como fiquei a maior parte do tempo na sala da Trilha Mobile 101, pude notar que esse sincronismo foi incrível. Ponto aí para Fernando e sua equipe na organização da trilha.

ORGANIZAÇÃO, parabéns!

Já enviei um e-mail agradecendo à equipe interna pela organização e carinho com que o evento nos é entregue, então gostaria de deixar público aqui este meu agradecimento, pois sei o quanto é difícil fazer com que um evento dessa magnitude atinja o nível de satisfação dos palestrantes como vimos ao longo dos anos e ainda maior dessa vez.

Obrigado Embarcadero Brasil

Aproveito essa foto, que “roubei” no Face do Tertius para demonstrar meu agradecimento, mesmo sabendo que não estão todos aí… muito obrigado a todos.

Encerramento

Às 18:35h voltamos ao auditório principal para o encerramento a EC2016. Como sempre sorteios e premiações, renovação de ânimos para o próximo ano.

Uma novidade tocante na cerimônia de encerramento foi Fernando chamar para que ficássemos de pé palestrantes e equipe de apoio, e pedir para que o público presente nos saudasse com uma salva de palmas.  Ali pude notar que eram aplausos calorosos, de pessoas que realmente estavam encantadas com o que conseguimos entregar, ali tive a certeza plena de ter participado da maior Embarcadero Conference de todos os tempos!

Obrigado - EC2016

Resenha Final 

Depois que todas as luzes se apagam a gente se reúne para fotos entre nós e congressistas que buscam assim como os palestrantes eternizar a lembrança daqueles momentos compartilhados no evento.

Olhei sentado nas cadeiras, me dirigi até lá e tive a oportunidade de trocar algumas palavras com o Embarcadero MVP Peruano Jose Castillo,  um exemplo de simplicidade em forma de pessoa.

Landerson Gomes - Jose Castillo

Se tem um cara que quando vem para a Conference no Brasil é um exemplo de bom humor e animação esse cara é Jim Mckeeth. Jim atendeu prontamente todos que o solicitaram uma foto, e saca só o sorrisão dele.

Jim Mckeeth & Landerson Gomes

Jim nos trouxe para essa camisa, que passa ser a camisa oficial do Programa de MVPs da Embarcadero, muito obrigado Jim!

Terra de Gigantes

No hoby de escrever, escolhi escrever sobre Delphi, com a chegada do Delphi Android no Delphi XE5 em 2013 eu brinquei de escrever com uma frequência e dedicação, com uma vontade de compartilhar as descobertas que estava fazendo tão grande que vim parar aqui, meio sem querer, completamente sem esperar, mas hoje após o convívio com esses caras eu tenho a certeza do que escrevi no Facebook a poucos dias… 

“Por isso mãe, só me acorde quando o sol tiver se posto” – Terra de Gigantes  – Humberto Gessinger.

Muito obrigado aos amigos palestrantes e MVPs, muito obrigado a cada um de vocês que esteve presente na Embarcadero Conference 2016 e pode com a sua presença ajudar escrever mais esse capítulo na minha história de vida.

Até a próxima pessoal!

no images were found

2 respostas para “Embarcadero Conference 2016: Eu fui!”

  1. Boa tarde Landerson ,

    Por acaso as apresentacoes da Conference 2016 serao disponibilizadas para os programadores que infelizmente nao conseguiram participar ou por questoes financeiras ou por falta de liberacao por parte da empresa aonde trabalha ?

    1. Olá Jeferson. Serão disponibilizadas sim, tanto apresentações como fontes dos exemplos.
      Acredito que ocorra entre amanhã e depois, mas ainda temos que aguardar a equipe de marketing da Embarcadero finalizar a preparação do material.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta