fbpx

ITCast – A Tecnologia de Ponta no Noroeste Fluminense

Apresentação

No último dia 20 de outubro em Santo Antônio de Pádua, durante o ITCast, ministrei uma palestra demonstrando como desenvolver aplicativos móveis utilizando o Delphi XE5.

Nessa postagem disponibilizo um resumo da palestra, os aplicativos desenvolvidos durante a mesma e seus códigos fontes.

A palestra – Contextualização.

O intuito de minha palestra foi fazer com que os alunos e desenvolvedores atentasse para a plataforma Android, que contando agora com o desenvolvimento RAD do Delphi XE5 pode alavancar negócios que antes poderiam ser economicamente inviáveis. Soluções que antes só estariam ao alcance de clientes com elevado poder econômico, agora podem e devem fazer parte do médio e pequeno negócio.

Fundamentada em dados da ONU divulgados no final do mês de setembro de 2013, que apontam o minuto celular no Brasil como o mais caro do mundo custando US$ 0,74; da Anatel que apontam o número de linhas móveis ativas no país girando na casa dos 268,4 milhões, apontam também um aumento na penetração da Banda Larga Móvel de 22% em 2011 para 38% em 2012 que fizeram com que 88% da população brasileira fosse abrangida pelas Redes Móveis de Terceira Geração, 3G.

Com o elevado custo, e, apresentando todo esse crescimento… fica claro que a mobilidade deve passar a ser vista como o caminho a ser adotado.
Devemos estar dispostos a criar apps para a mercearia da esquina, a farmácia do bairro, etc. Temos nesse momento um universo muito além das rede sociais aguardando aqui no interior para ser explorado.

O conforto como um dos combustíveis para possibilidades muito além das redes sociais

O conforto de acessar aplicações pelo tablet ou pelo smartfone fez com que pesquisas apontassem que ainda esse ano o número de tablets ultrapassará o número de notebooks. Hoje existem 1bilhão de tablets conectados. São aplicações que podem facilitar o cotidiano dos usuários:

  • Imagine você chegando ao aeroporto em cima da hora de seu voo, uma fila enorme para fazer o check-in… check-in pelo smartfone ou tablet já é disponibilizado pelas companhias aéreas.
  • Em outra situação que você tenha em mãos um produto e deseje saber quanto ele custa em uma determinada loja… com a leitura do código de barras do produto, alguns e-commerce como Submarino e Americanas.com possibilitam isso a seus clientes.
  • Aplicações de bancos permitem pagamentos, transferências, recargas de celulares, consultas à movimentações financeiras, etc. tudo à distância de seus dedos.

O conforto buscado pelos usuário de smartfones ou tablets pode ser o grande combustível para você alavancar seus negócios e os de seus clientes, mesmo os menores clientes agora poderão contar com soluções “mobile”.

Desenvolvimento Desktop X Desenvolvimento Mobile

Uma pesquisa encomendada pela Embarcadero ouviu 1337 desenvolvedores Windows de todo o mundo, revelando uma lacuna clara entre o crescente interesse em aplicações mobile e a falta de ferramentas disponíveis para efetivamente desenvolvê-las.

85% têm urgência estratégica de criar aplicações para dispositivos móveis
95% dos entrevistados consideram altamente desejável uma base de código única para desktop e mobile
85% acreditam que aplicações nativas fornecem a melhor experiência para o usuário mobile

83% dos pedidos de aplicações mobile têm como requisito o suporte a Android.

Delphi? Por quê?

Fiz questão de deixar claro que outras ferramentas poderiam ser usadas para se atingir esse mesmo propósito, entretanto com Delphi XE5 a certeza de ter o resultado num menor espaço de tempo é eminente. A Embarcadero traz, nessa que é a mais aguardada versão do produto, um conceito de utilizar um único código fonte para que seus software seja compilado para diversas plataformas, e a plataforma Android é a mais aguardada e maior das novidades do Delphi XE5. Existem outras como FireDAC integrado, Suporte ao iOS7, e mais algumas que podem ser conferidas na página oficial do produto.

Exemplos bordados

Fiz questão de levar alguns exemplos de aplicativos simples, de pouquíssimas linhas de código entretanto com grandes funcionalidades e de muito uso no cotidiano de qualquer pessoa, desde moradores dos grande centros metropolitanos aos cidadãos de cidades do interior. Abaixo aplicativos para download e seus respectivos códigos fontes, lembrando embora estes códigos fontes possam ser compilados pelo Delphi XE5 e gerarão aplicativos tanto para Android (tablets e smartfones) quanto para i-OS (i-Phones e i-Pads), os aplicativos são Android.

Apresentação

  • Compartilhar fotos e acessar câmera do dispositivo. (App) (Fonte)
  • Localização geográfica atual . (App) (Fonte)
  • Acesso a dados de um servidor de aplicação externo.

Em postagens anteriores aqui no Blog, disponibilizei tutoriais de como utilizar o Sensor de localização dos dispositivos em aplicação desenvolvida com Delphi XE5 e de como Acessar a Câmera e recursos de compartilhamentos do dispositivo através de aplicação desenvolvida com Delphi XE5.

ITCast – sobre o evento

O Evento foi um grande sucesso, contou com palestrantes de altíssimo nível abordando variados temas de tecnologia. Em termos de estrutura não ficou a dever em nada aos grandes eventos realizados no país. Meus sinceros agradecimentos a todos os organizadores por proporcionarem algo de tão grandiosa qualidade em nossa região. Segue link da matéria publicada no jornal O Globo ressaltando a qualidade e o sucesso do evento.

Me arrisco a dizer que foi o primeiro de muitos, e que nos próximos o apoio será ainda maior uma vez que a comunidade de tecnologia da região descobriu que é possível fazer um evento como este.

Eu recebendo a homenagem aos palestrantes das mãos do amigo Cadu

Eu, tive a honra de receber a homenagem aos palestrantes das mãos de Carlos Eduardo Dias Magacho, idealizador e articulador do evento.

"...sem saber que era impossível, ele foi lá e fez"

Parabéns Cadu e equipe… uma verdadeira lição de força de vontade à região Noroeste Fluminense.

 


Comente