fbpx

ITCAST 2014 – Pelo segundo ano consecutivo um show de organização

Receber o troféu das mãos do Cadu: não tem preço

Foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro na cidade de Itaperuna no noroeste do Estado do Rio de Janeiro a segunda edição do ITCast. Confira nessa postagem minhas impressões sobre  o evento.

O ITCast mostrou uma forte marca sendo consolidada nessa segunda edição do evento: a organização!

Organização, sob minha ótica é a marca do evento

Sempre acreditei que conseguir realizar um evento disponibilizando tamanha qualidade não sendo em um grande centro urbano demoraria muito a acontecer, principalmente na região noroeste fluminense que está muito distante da capital do Estado. Porém Carlos Eduardo, o Cadu, e sua equipe mostraram que mais do que possível alcançar esta qualidade, é possível mantê-la… afinal em 2013 fiquei realmente impressionado com a estrutura disponibilizada e este ano eles foram ainda melhores.

O ITCast 2014 foi realizado na cidade de Itaperuna, mais precisamente no Auditório da Faculdade Redentor. Uma parceria que iniciou-se mostrando que muitos outros eventos podem frutificar desta união.

Perdi o primeiro dia…

Infelizmente não pude participar no primeiro dia repleto de conteúdos atuais no cenário de tecnologia, assuntos que têm realmente enfervecido no mercado. O time responsável por tocar as apresentações neste primeiro dia, eu pude presenciar suas apresentações no ano passado  e tenho certeza da competência e qualidade na transmissão dos conhecimentos nos respectivos assuntos abordados por cada um deles.

Então como “cria” da região noroeste fluminense fica meu agradecimento aos senhores: Alessandro Binhara, Andre Ruschel,
Benito Savastano, Claudenir Andrade, Jorge Vera, Mauricio Alegretti e Roberto Fonseca; lamento profundamente não tê-los assistido e enriquecido-me com o conhecimento de todos.

O segundo dia… esse eu FUI!

Devido a minha dificuldade de agenda, consegui apenas chegar realmente no dia da realização da minha apresentação, porém com algumas apresentações de antecedência.  Cheguei bem no meio da palestra do Jamil Bussade, Gerente de EAD do Grupo Redentor e ali na palestra do Jamil já a primeira notícia: a Faculdade Redentor acaba de ser credenciada pelo MEC para realização de cursos as distância, uma grande vitória não só para a  faculdade mas para a região que passa a ter mais um “pólo” de ensino a Distância. Parabéns Faculdade Redentor!

Matheus e Jamil

Em seguida mais um nome da Faculdade Redentor: Professor João Victor da Silveira! Fiz questão de utilizar a palavra professor pois ele deu uma verdadeira aula sobre como orientar os estudos de JAVA. Mais do que isso uma aula de mercado para os alunos e congressistas presentes. João expôs algo que vi como um grande diferencial na sua proposta de ensino: cada ferramenta tem “seu espaço ao sol”, existem situações em que o Java é o caminho e outras não, isso precisa ser passado aos alunos e João o fez de maneira incrível carregado sempre de conhecimento, simplicidade e muita didática! Parabéns professor João Victor posso dizer que foi a primeira vez que ouvir sobre Java não foi tão difícil!

Cadu, Matheus e João Victor

Eu, o Delphi e o Android…

Após o almoço era minha vez de estar a frente da platéia. Fiz questão de levar o mesmo conteúdo que o apresentado na Embarcadero Conference 2014 (clique e confira). Entretanto como o público foco era outro apresentei sob um ótica de quem gostaria de realmente apresentar algo que era desconhecido, afinal os alunos da Faculdade Redentor não utilizam o Delphi… ainda!

Receber o troféu das mãos do Cadu: não tem preço

Em seguida, a minha apresentação pude presenciar ainda a palestra que encerrou o evento: Thiago Ladeira da TOTVS abordando A importância da Gestão de Projetos nas Empresas de Tecnologia. Thiago também de uma didática admirável fez me lembrar da minha época de estudos do PMBOK ( Project Management Body of Knowledge). Valeu muito a pena relembrar um pouco dos temas, mas acima de tudo valeu a série de dicas do Thiago que podem orientar a carreira de alguns daqueles jovens ali presentes.

Matheus e Thiago Laderia

Considerações quase finais…

Foi perceptível um esvaziamento do evento em quantitativo de público nesta segunda edição, talvez as empresas convidadas, aos alunos ausentes não tenha se dado conta que será muito maior o investimento na obtenção desse conteúdo em outro lugar. Também pode não ter sido notado pelas empresas como sendo uma ótima oportunidade de pinçar novos profissionais com interesse e dedicação, sim foi isso que vi no público presente. Por isso digo com toda a convicção, os alunos que ali conheci serão profissionais diferenciados em relação ao que temos hoje na região. Se o público neste segundo dia numericamente não foi tão grande a qualidade do público foi de impressionar.

Vou citar aqui alguns nomes: Raul, Leonídio, Miguel, Thais … peço desculpas aos demais por realmente não recordar agora o nome de todos. Mas utilizando o nome desses peço que sejam multiplicadores de meu agradecimento e minha parabenização, pois reforço o que disse a vocês na apresentação vocês já são diferenciados em relação aos colegas de classe. Em um evento, tão importante quanto o conteúdo apresentado é o network que se faz… e vocês o fizeram muito bem! Foi um enorme prazer interagir com vocês ao final do evento.

Saldo: Positivo

Considero, que o saldo do evento foi positivo e explico o por que: o Coordenador do Curso de Tecnologia da Faculdade RedentorMatheus Carvalho ficou realmente interessado no que mostrei a ele sobre o Programa Acadêmico da Embarcadero, vejo aqui uma grande oportunidade para todos: Redentor, alunos e Embarcadero. Espero que isso dê negócio!!!

Outro ponto positivo a meu ver foi a presença do Prof. Reinaldo Santos do Senai Muriaé. Professor Reinaldo compartilha da mesma vontade de desenvolvimento de profissionais da região que os organizadores do evento e torna-se uma célula multiplicadora do que viu no ITCast. Mais do que isso vejo na presença do professor Reinaldo uma mudança no slogan do evento que a meu ver deve passar a mencionar também a Zona da Mata Mineira.

Agradecimento e emoção

Falar do ITCast acabou mexendo demais com minhas emoções afinal ver um evento tão grandioso sendo organizado por um amigo é algo que realmente emociona. Acompanhar a vontade desse cara para que tudo corra da melhor maneira possível proporcionando aos congressistas um evento com extrema qualidade como tem sido feito nos 2 últimos anos faz com que a admiração por ele ocorra até por parte de algumas pessoas que não o acompanham tão de perto quanto às pessoas daí da região… Cadu se a Microsoft resolveu te render essa merecida homenagem através da placa:

Eu começo a sugerir que os prefeitos, empresas e instituições de ensino da região façam um busto em sua homenagem… parabéns pela luta, mas acima de tudo pela glória!

Foi muito bom estar com você e sua equipe mais uma vez! Obrigado!!!

OBS: Accácio e Renan foi um enorme prazer estar com vocês! Pena que não deixaram o Betinho ir! Meus amigos falando de prazer lembrei do carro da frente!!!


Comente