fbpx

Delphi em Android com processador Intel

Zen Fone 2 com Delphi Android

Bem muito se falou mas pouco foi publicado, principalmente em Português sobre aplicação Delphi Mobile rodando em dispositivos Android com processador Intel. Vamos tentar documentar algo aqui.

Em 2013, um amigo visitando a empresa onde trabalho me mostrou um ZEN Fone da Asus, achei o celular muito legal, e como estava no auge da minha empolgação com a versão XE5 do Delphi, contemplando o desenvolvimento para Android pedi a ele para tentar colocar um programa feito por mim no aparelho. A minha tentativa deparava-se com a mensagem “Application does not support this device”.

Aquela tela preta enorme era a comprovação do descrito pelo documento de compatibilidade das aplicações desenvolvidas em Delphi na  Embarcadero Docwki:

Delphi Android não suportado em processador Intel

Nota: Confira a listagem de dispositivos Android suportados pelo desenvolvimento de aplicações Delphi no link abaixo:
 http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE8/en/Android_Devices_Supported_for_Application_Development

Tempo e compatibilização

Pois bem, com o passar do tempo o alguns desenvolvedores publicaram seu sucesso em compilar e distribuir aplicações Delphi Android nos dispositivos com processador Intel, como pode ser visto neste post de Marco Cantù, já em 2015.

LibHoudini: como, quem, onde?

Essa compatibilidade tem nome e reponde por LibHoudini, com o passar do tempo a Intel passou a incluir a biblioteca em seus processadores provendo essa compatibilização com os Androids de versão 4.4.2 ou superiores .

Nota: Cheguei a tentar em aparelhos  Fonepad 7 da Asus, equipados com Android 4.2 e não obtive sucesso.

A LibHoudini é uma camada intermediária que prover a tradução de instruções ARM para dispositivos Android x86. Ela permite que um aplicativo que tenha binários NDK para ARM, mas não x86, sejam executados em hardware x86, vale ressaltar que não tão rapidamente como faria com binários x86 nativos.

E eu com isso? Só curioso…

Na correria do meu dia de hoje, logo nos primeiros 10 minutos que cheguei ao trabalho, me encontrei com o amigo citado acima no corredor, e para minha sorte Edil é um aficionado por tecnologia e que gostou demais do Zen Fone, gostou tanto que acabou comprando um Zen Fone 2, claro que sabendo disso pedi a ele novamente o aparelho para testar… corri até a minha sala, um formulário, uma imagem, conecta o dispositivo e vamos de expectativa.

Como ver a mágica de Houdini no Delphi?

Até então está normal,  então é hora de ver como a mágica acontece! Vá em Project -> Deployment e a janela abaixo será exibida:

Desmarcada Opção de checar Lib Nativa x86

Repare que apenas demarcamos a opção responsável por fazer a verificação de bibliotecas nativas x86, é esse o grande truque de Houdini no Delphi.

Agora sim eu vi

Sempre que fui perguntado da questão, respondi com “há relatos”, sem jamais ter visto o resultado até hoje, então fica o agradecimento ao amigo Edil, que me emprestou seu telefone e em 5 minutos saciou mim curiosidade.

Já ia me esquecendo, rode a aplicação…

Zen Fone 2 - Rodando Delphi Android

Até a próxima!

,

Comente