fbpx

Embarcadero Conference 2015: Eu fui!

Embarcadero Conference BR 2015

A Embarcadero Conference na edição 2015 comemorou os 20 anos de Delphi foi mais uma vez incrível! Nesta postagem minha visão #delphi20anos

Mais uma vez eu estava lá! Sim, pelo segundo ano consecutivo tive o imenso prazer de compartilhar um dia com desenvolvedores Delphi de todo o Brasil, no evento que é o maior encontro da comunidade Delphi no mundo: a Embarcadero Conference!

Antes de tudo: resenha na noite anterior

Desta vez consegui chegar no dia anterior ao evento, isso me possibilitou começar as emoções antes da Conference começar. Já que os palestrantes e MVP’s combinaram de se hospedar e/ou reunirem-se para uma resenha, e aqui abro espaço para um comentário de uma linha só:

//Foi TOP de mais!

Conversamos sobre “velhos” e  novos eventos e projetos, discutimos sobre atividades, palestras e celebramos o encontro… admirável ver a intensidade com que todos vivem o Delphi, e a alegria de todos por estar ali naquele momento.  Fiquei ainda mais fã de todos eles!

Trajeto e Credenciamento

Saímos do hotel por volta das 07:15 h, tive o privilégio de dividir o táxis com a turma da Aquasoft… saímos em um comboio com 03 carros e em alguns minutos chegamos para o credenciamento.

Se havia um certo receio em relação número de participantes devido a crise financeira que atinge o pais, ali ele foi completamente esquecido, já tínhamos todos  os indícios que teríamos mais uma vez sucesso de público!

Era um público grande, acredito eu que fossem aproximadamente 500 congressistas em busca das novidades do Delphi 10 Seattle e os demais temas abordados pelos palestrantes como IoT, FireDAC, Mobile, JSon entre outros.

Imprevistos acontecem

Ainda no trajeto para o evento recebemos uma mensagem que o voo que chegaria trazendo o William Duarte, com um dos temas mais aguardados da Conference 2015: NFC-e no Mobile com Desktop usando AppTethering e ACBr , estava com atraso considerável comprometendo assim sua apresentação, marcada para o primeiro horário na sala 01.

Me ofereci para assumir o horário, já que seria uma troca simples de horários, na qual inverteríamos a última apresentação com a primeira na mesma sala. Prontamente a organização do evento aceitou e conseguiu assim reduzir os impactos causados pelo imprevisto gerado no aeroporto do Rio de Janeiro.

Nada que depois eu não ajustasse uma recompensa com o William

Embarcadero Conference BR 2015

A primeira na sala 1

Bem com a troca de horários feita, fiquei com a primeira palestra do dia na sala 1. A responsabilidade de iniciar o evento pesou um pouco, preparei o equipamento e apresentação e aguardei o público que viria da cerimônia de abertura… já tinha peso abrir o evento, imagina ver uma “gangue de MVP” chegando para acompanhar minha apresentação… confesso que fiquei um pouco nervoso, mas me senti prestigiado demais com a presença deles: Muito obrigado Samuel, Alan, Victory pela presença!

Embarcadero Conference 2015Breve estarei postando aqui no blog a palestra, exemplos utilizados e tudo mais para explicar os novos recursos de Android Intents adicionados ao Delphi 10 Seattle capazes de permitir suas aplicações Delphi receberem Intents do Android ou de outras aplicações, conforme abordei na apresentação: Intents em Android: Novos Recursos, aguardem.

Jim Mckeeth é à parte

Bem o evento marcava o retorno de Jim Mckeeth à Embarcadero Conference Brasil, e neste ano Jim usou o Keynote para exibir uma mensagem de David I, para os congressista brasileiro… e sendo o Jim, viria algo surpreendente!

Vídeo de David I no keynote da Embarcadero Conference BR 2015

Ele simplesmente deixou todo mundo louco quando conectou aplicação Delphi lendo beacons à uma lâmpada, que recebia as informações da aplicação sobre a proximidade dos beacons e mudava a cor da luz emitida. Foi assim que ele resolveu mostrar um pouco de IoT (Internet das Cosias) funcionando.

Embarcadero Conference BR 2015

Mas era o Jim… ele inovou, algo que ele chamou de Internet de Tudo! Ali Jim Mckeeth simplesmente “bugou” o público ao conectar uma aplicação Delphi a seu lanche: guaraná, banana e sanduíche!

Era “só” o keynote, ele ainda não tinha feito sua apresentação, Jim apresentaria aos congressistas uma das grandes novidades do Delphi Seattle: Serviços Android, um tema inclusive já abordado aqui no blog na postagem Android Service com Delphi 10 Seattle, ele falou sobre tipos de Serviços Android, tipos de Intents… com exemplos bem legais e inclusive captei algumas sugestões, que pretendo postar aqui futuramente.

Mas não foi uma mão única de surpresas não, Jim saiu do Brasil muito impressionado com a criatividade expressada nas camisetas produzidas para o evento tanto da Aquasoft, quanto da TDevRocks, como também a própria camiseta distribuída pela Embarcadero Brasil aos congressistas! Esta grata surpresa Jim colocou nesse post no seu blog: T-Shirts from Brazil Delphi Conference parabéns aos envolvidos e continuem inovando, a propósito eu quero!

Camiseta dos Congressistas da Embarcadero Conference

Vale falar também que ele adorou o Guaraná Antártica, quem sabe num rola um “merchan” aqui?! (risos)
Landerson Gomes e Jim Mckeeth

Thank you Jim and until next time!

Menção Honrosa

A minha menção honrosa deste ano diz respeito à quebra de paradigmas, quem foi que disse que elas não poderiam estar ali? Onde estava escrito que elas não podem ocupar lugares que até então só havia sido ocupado por homens? Se estava escrito esta moça baiana rasgou essa escritura: Sileide Campos, estagiária na TKS Software, tornou-se a primeira mulher a apresentar na Embarcadero Conference Brasil em todos os tempos!

Embarcadero Conference BR 2015

Ao final do evento, escutei meu nome em uma conversa próxima a mim, e um rapaz me apontou, veio ela andando em minha direção e disse que aprendeu muito com os post aqui do blog… isso é que me faz continuar!

Landerson Gomes e Sileide Campos - Embarcadero Conference BR 2015

Salvo engano, Sileide junta-se a Sarina DuPont sendo as únicas duas mulheres falando de Delphi mundo a fora!

Parabéns Sileide! Que você inspire desenvolvedoras brasileiras a submeterem palestras e estarem nas próximas Conferences compartilhando conhecimentos, foi uma verdadeira honra te conhecer!

 Momento de Tietagem

Esse ano eu curti muito todos os momentos e acabei pegando alguns troféus: Autógrafo nas obras de William Duarte e do grande Guinther Pauli.

Foi muito legal, este ano poder curtir um tempo a mais com todas essas feras foi algo quase indescritível. Tivemos a volta do que nunca se foi: Rodrigo Mourão, da RM Factory  fenomenal a simplicidade de falar sobre Delphi, como Mourão me lembra o nosso mestre Ricardo Barbieri, que por nós foi lembrado em diversos momentos de nossa resenha.

Novidades no evento não faltaram

A organização dessa vez trouxe novidades, uma lojinha vendendo souvenirs atraiu bastante atenção daqueles que queriam materializar de alguma forma lembranças de evento!

Tivemos também uma mesa onde os MVP’s davam dicas e auxiliavam os congressistas em eventuais dúvidas de projetos, e ao final da conferência, um especial rico em histórias de sucesso.

Bem no meio de tantas histórias de sucesso uma me chamou a atenção, ela não fala de empresas e sim de pessoa… o homem que não pode ser demitido pois foi ele quem se contratou:  Dormevilly Tertius

Dormevilly Tertius - Embarcadero Conference BR 2015

Parabéns Tertius, uma história inspiradora para jovens que têm certeza do que querem.

Delphi 20 anos

O Delphi completa 20 anos e a história parece ter ainda muitas páginas mais a serem escritas, talvez mais 20 anos… sinceramente eu não sei, você acha que a história do Delphi pararia por aqui? E você onde ficaria nesse caminho?

Embarcadero Conference 2015

 

Confira abaixo o vídeo de abertura da apresentação do Samuel “Muka” David, fica já aí o convite para que no próximo ano você esteja lá. Nos vemos lá… ou “pede pra sair”!


Comente