No próximo dia 16/10/2014 acontece no Espaço APAS em São Paulo a Embarcadero Conference Brasil 2014, e pela primeira vez estarei presente, mais do que isso serei um dos palestrantes. Confira uma prévia do que abordarei na mais esperada conferência de todos os tempos.
Minha relação com a Conference
Acompanho a distância o evento desde a época em que o mesmo ainda nem acontecia no Brasil, sim, a Borcon não era realizada e já me ligava nos exemplos e tendências apresentadas. Depois da chegada ao território tupiniquim, por diversas vezes tive vontade de participar mas não consegui conciliar minha agenda para promover essa participação. De lá pra cá, eu perdi a CodeGear Conference, a Delphi Conference e a Embarcadero Conference, o nome embora tenha mudado, a essência sempre foi trazer o top de conteúdo Delphi à comunidade nacional de desenvolvedores que utilizam a ferramenta.
Como me tornei um dos palestrantes
Este ano decidi que participaria do evento, então submeti minha palestra de Intent – Como interagir aplicação Delphi com Android. Confesso que já tinha desistido de palestrar, porém quando abri o e-mail do Sr. Fernando Rizzato, dizendo que a minha submissão havia sido aceita…
não consigo até agora definir o que senti. O certo é que estarei lá e dividindo um pouco do que passei nesse um ano brincando com Delphi e Android.
O que esperar da minha apresentação
Bem ao indicar o tema Intents – Comunicando Apps Delphi com Apps Android, minha intenção é levar aos participantes a ideia que não precisamos reinventar a roda em nossa aplicação. Podemos simplesmente fazer com que ela se comunique com dispositivo Android de maneira nativa, fazendo uso do mesmo mecanismo que o próprio Android utiliza para comunicar suas aplicações entre si: Intent.
Falaremos sobre o mercado Mobile e IoT (Internet of Thing – Internet das Coisas) nos dias atuais, a plataforma Android onde está sendo aplicada, sua participação no cenário, onde mais ela estará, e como o Delphi nos traz ao universo Android utilizando o Delphi XE7.
Na apresentação abordaremos um exemplo com algumas integrações já apresentadas aqui no blog: agenda, contatos, e-mail, navegador, maps, sms, chamadas telefônicas e vamos adicionar mais “alguma coisinha”!
Participação Internacional
A equipe Embarcadero organiza o evento como sendo o maior de todos os tempos e para tal a participação internacional traz Jim Mckeeth, o responsável pelos exemplos de integrações de Delphi com as “coisas” mais inimagináveis até que você o veja fazendo, eu classifico como espetacular sempre. E também a maior de todas as estrelas quando falamos de Delphi, antes mesmo de fazer parte da Embarcadero sempre foi a referência mundial da linguagem: sim Marco Cantù. Enfim, tem tudo realmente para ser mais que um “marco” na história da conferência em terras brasileiras.
O que eu espero
Eu tenho certeza da competência de todos os envolvidos e do empenho de todos em fazer um grande evento, logo minha expectativa é muito maior em relação aos participantes. Faço parte de alguns grupos de desenvolvimento no Facebook (Delphi Brasil Forever, Delphi Experts, entre outros) e neles foram levantadas algumas questões que precisamos aproveitar a presença de todos e discutirmos: o fortalecimento da ferramenta foi abordado de diversas formas ao longo existência dos grupos.
Enfim a minha principal expectativa é em relação a nossa participação no futuro, não só de Delphi, mas em um momento como atual, temos as eleições e tenham certeza não quero falar de nenhum candidato, e sim da nossa classe que há anos luta para ter um conselho federal formado e não tem, a pergunta é simples até quando vamos continuar tendo fundamental representação na construção do futuro do país sem sermos vistos ou organizados como detentores de tal importância? Ninguém entende mais de sistemas do que nós, e está na hora de começarmos a pensar em recodificação do sistema na vida fora de nossos escritórios.
Nos vemos na Embarcadero Conference BR 2014, estarei a disposição para tratarmos os mais diversos assunto relacionados a nossos temas.
Até lá!