Nesta postagem compartilho com vocês leitores o orgulho de ter conhecido novos jovens capazes de fazer a diferença mesmo quando os ventos não sopram a seu favor.
Honrado demais por ter conhecido cada um desses futuros novos colegas que pretendo um dia encontrar no mundo da tecnologia da informação.
De desencorajado ao reconhecimento
Como já havia postado anteriormente, ocorreu no INFES – UFF em Santo Antônio de Pádua – RJ, entre os dias 15 e 18 de dezembro a 1ª Semana da Computação promovida pelo Diretório Acadêmico Alan Turing , ao longo do evento pude ir acompanhando a distância através das postagens dos participantes nas redes sociais o sucesso que o evento havia se tornado.
Em pensar que os jovens a frente da organização do evento chegaram em certo ponto a ser desencorajados a não realizar o evento.
Acredito que a Semana da Computação, a partir do feito desse grupo à frente do D. A. Alan Turing, passará a ser parte do calendário da INFES-UFF ao longo de sua existência, afinal, conseguiram unir alunos de diversas áreas e contar com a participação de alguns professores.
Temática Proposta
O evento teve como tema a utilização da computação em conjunto com outras áreas de estudo, focando principalmente na Educação. Com apresentações de alunos e professores ocorrendo entre terça e quinta-feira.
Observando a grade de palestras, pude notar que foram temas realmente enriquecedores apresentados nesses dias.
Sexta-feira… esquece tudo e rasga o roteiro!
Quando passei para a organização que iríamos em 3, não contava com um problema de força maior sendo vivenciado pelo amigo William Duarte, que ainda assim relutou querendo enviar o material de sua palestra, um cara acima da média no caráter também. Consegui demovê-lo da ideia e pedi que guardasse todo o tempo do mundo para cuidar das pessoas que precisavam mais dele naquele momento. Obrigado por tudo, e força aí meu nobre!!!
Então fomos só eu e Rodrigo Mourão… bem, nunca havia palestrado dividindo palco alguém antes… isso gerou uma série de incertezas, que só se transformam em certeza quando você olha para o lado e vê alguém que admira e domina o conhecimento a ser passado, e isso eu tive de sobra!
O Rodrigo transborda conhecimento, é daquele tipo de pessoa que passa conteúdo pelo ar, é como se tivesse wi-fi liberada e direcionada diretamente ao cérebro de que o ouve. Acredito que quem esteve lá percebeu isso, haja vista a quantidade de alunos que me procurou, com aquele sincero “mas já acabou?”
Eu e Rodrigo discutimos as palestras ao longo do evento, fizemos alguns improvisos para tentar passar de maneira mais simples tudo o que tínhamos reservado para aquela galera, que mesmo com as aulas já encerradas se fizeram presente ali dividindo a inesquecível sexta-feira conosco.
Conhecimento e prêmios
Abordamos como Estender Aplicações Desktop ao universo Mobile, o Mercado de Trabalho na área de TI através de um sessão de perguntas e respostas, Desenvolvimento RAD Android com UniDAC, poderes do dbForge Studio for SQL Server e apresentamos ainda um case do desenvolvimento de uma aplicação Mobile completa em 3 dias.
Além disso levamos alguns prêmios fornecidos pela Embarcadero e pela Devart, sem contar ainda com o incentivo dado pelo Rodrigo Mourão dando no evento direito a 7 inscrições gratuitas para seu curso on-line: Aprenda tudo sobre servidores de Aplicação com DataSnap.
Nota: Gostaria de registrar um agradecimento aos patrocinadores locais, empreendedores que confiam na força e potencial da região.
Homenageados por nossos jovens heróis
Esses meninos nos remeteram ao passado, fazendo-nos lembrar de histórias de dificuldades que tivemos e também compartilhamos algumas delas com eles. As palavras que ouvimos desse grupo de alunos são daqueles tipos de coisas que nos tira o ar, mareja os olhos e enche de alegria o coração.
Recebemos algumas homenagens, que segundo eles era para que não esquecêssemos daquele dia…Não precisava, já tinham o feito inesquecível!
Parabéns a cada um de vocês do diretório, obrigado a cada um dos presentes no evento por um dia tão incrível!
Até a próxima!