A internet das coisas está cada vez mais presente na vida das pessoas, pensando em padronizar essa conectividade surgiu a OCF.
O consórcio que pretende ditar as regras para garantir plenos vôos à IoT – Internet das Coisas.
O que é a OCF?
A Open Connectivity Foundation, OCF, traz especificações para um projeto Open Source que visa a gerir a conectividade entre bilhões de dispositivos independentemente de fabricante, chipset, ou meio físico de transporte.
A OCF visa abrir oportunidades no mercado de IoT, acelerando a inovação da indústria e auxiliando desenvolvedores a criarem soluções que mapeadas nessa única especificação, garantindo interoperabilidade e segurança para negócios, consumidores e indústria.
Quem faz parte da OCF?
A OCF é formada por indústrias que investiram seu futuro em IoT, os esforços tem sidos liderados por verdadeiras gigantes mundiais como Intel, Microsoft, ,, Samsung e muitos outros, clique na imagem abaixo para conhecer a lista completa.
Há ainda parceiros renomados empregando tecnologia que certamente você já utilizou ou ouviu falar:
Projeto IoTivity
Uma implementação Open Source é projetada para permitir que os desenvolvedores de aplicativos e fabricantes de dispositivos possam entregar produtos completamente interoperáveis em Android, iOS, Windows, Linux, Tizen, e muito mais, esta implementação é chamada de projeto IoTivity.
Você pode fazer o download do framework IoTivity aqui: https://www.iotivity.org/downloads.
Quem será beneficiado?
A OCF trará mudanças significativas para consumidores e negócios de diversas áreas: industriais, automotivos, de saúde, entre outras que queiram dispositivos inteligentes interconectados e se comunicando facilmente com dispositivos embarcados, smartfones, etc.
Como deve ocorrer
O framework visa permitir a comunicação de aplicações através de protocolos P2P (Peer-to-Peer), Mesh & Bridging, etc. Com implementação a base de identidade, autenticação e segurança entre modos ID de Usuário, ID Empresarial e Credenciais Industriais.
Ele inclui ainda um sensibilidade de proximidade para IoT (Internet das coisas) e dispositivos Wearable ( Vestíveis) e inclui suporte para Onboarding e Abastecimento.
Conheça a OCF
Certamente a IoT deixa de ser tendência e cada vez mais é uma realidade, com a criação da OCF a velocidade com que essa solidificação ocorra tende a ser ainda maior.
Clique no link e se conheça: www.openconnectivity.org , há ainda o canal no YouTube onde você encontra vídeos como esse abaixo.
Delphi e IoT
Vale lembrar que o RAD Studio 10 Seattle também suporta desenvolvimento para IoT, carrega diversos recursos como o BeaconFence, uma solução de proximidade do desenvolvedor que fornece rastreio e eventos de localização do usuário em ambientes abertos/fechados, “sem uso de GPS”.
Confira o vídeo abaixo:
Acesse aqui para saber mais sobre IoT com Delphi 10 Seattle.
Até a próxima!