Na última terça-feira, dia 18 de outubro de 2016, participei de um bate papo com alunos do terceiro ano da Escola Estadual Padre José Espíndola em Pimenta MG.
A ação foi promovida pela psicóloga Débora Sulzbacher visando prover aos alunos participantes contato com alguns profissionais residentes na cidade do centro-oeste mineiro concedendo a estes alunos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada uma das profissões no encontro representadas.
O que eles escolherão?
Certamente se você já esteve no lugar desses jovens sabe o quanto é difícil deparar-se com este momento. Uma escolha que deve-se levar em conta tantos fatores, que às vezes mesmo com muito mais experiência de vida é difícil de ser feita.
Obviamente a dúvida ainda paira sobre aquelas jovens mentes, mas acredito que um trabalho como esse possa ajudá-los a conhecer um pouco mais sobre cada área e carreira antes de realmente decidir por ela.
Lembro-me perfeitamente do momento em que ainda nas cadeiras da Sociedade Educacional de Itaocara, fizemos nosso primeiro teste vocacional, dizer que foi por volta de 1998/99 seria entregar a idade de toda a turma (rs). E mesmo com esse teste, e conselhos, e pesquisas de mercado, e atrativos financeiros… foi difícil escolher.
Então tomara que estes alunos de Pimenta possam ser felizes com suas escolhas.
Sobre o que falei…
Procurei falar sobre parte de minha trajetória profissional, sobre mercado de trabalho, sobre minha profissão, sobre meu afazeres diários, sobre como as coisas acontecem no mundo lá fora. Cheguei a citar o “paradoxo do primeiro emprego” e qual estratégia usei para vencer essa barreira que ainda marca tantos jovens talentos que pretende ingressar no mercado de trabalho.
Dispunha de pouco tempo, mas espero ter contribuído de alguma forma, principalmente para os que escolherem a área da tecnologia e mesmo não podendo ficar e compartilhar mais com os alunos fiz questão de colocar-me a disposição no que eu puder auxiliá-los.
Minha mensagem a eles
Fiz questão de dizer que não importa que carreira irão seguir, precisarão ter dedicação, manter-se atualizados é o mínimo que cada área exige dos profissionais. Minha humilde opinião é que o mercado ainda comporta bons profissionais, e estar entre eles o mínimo necessário é estar antenado com a realidade atual de sua área de atuação.
Boa sorte a todos na jornada que irão iniciar! E bora estudar cambada que os vestibulares já estão aí!