No último dia 09 de setembro, a Embarcadero lançou o RAD Studio 11 Alexandria. Uma versão focada em melhorias para maior conforto do desenvolvedor em utilização da ferramenta. E muitas outras novidades.
Se recentemente postei aqui sobre o lançamento do Delphi Community Edition 10.4.2, agora chega mais um lançamento da Embarcadero seguindo a linha de melhorias e correções, mas sem esquecer das novas funcionalidades.
Aprimoramentos no IDE do RAD Studio 11
O RAD Studio 11 adiciona suporte de alta resolução (High DPI) ao IDE, permitindo que os desenvolvedores trabalhem em telas maiores de alta resolução. O suporte total para os monitores de alta resolução 4k + mais recentes melhora as atividades diárias do desenvolvedor com fontes e ícones mais claros e nítidos e suporte de alta resolução em todas as janelas IDE, incluindo os designers de formulários VCL e FMX e o editor de código.
FireMonkey para Windows agora usa o mesmo modelo DP (em vez do modelo Pixel) de todas as plataformas, oferecendo melhorias significativas na renderização de aplicativos em monitores Windows HighDPI e 4K.
Use estilos VCL em tempo de design!
O VCL Styles agora oferece suporte em tempo de design: Crie um protótipo de UIs elegantes ainda mais rápido, vendo imediatamente em tempo de design como seus formulários e controles estilizados ficarão durante a execução.
Visualizar no tempo de design como os estilos afetarão a IU no tempo de execução melhora o design e o processo de teste para IUs modernas. Criar interfaces de usuário melhores com mais rapidez é especialmente útil ao trabalhar com estilos por controle.
RAD Studio 11 está pronto para o Windows 11
Suporte para provisionamento do Windows 11 com geração MSIX integrada. Componente WebBrowser para Windows, com suporte para o IE ActiveX e o novo controle Microsoft WebView 2 (Edge baseado em Chromium).
VCL Form Designer aprimorado para construir visualmente aplicativos nativos do Windows. Delphi aprimorado e C ++ RTL para Windows de 32 bits e Windows de 64 bits.
Suporte aos novos processadores Apple Silicon M-Series
Compile para macOS (Apple Silicon da série M) e use o novo pacote universal para envio de AppStore. Agora você pode compilar para os processadores Intel existentes e para os novos processadores macOS da série M (Apple Silicon). Compilar para as versões mais recentes do processador permite o desempenho mais rápido em todas as plataformas e oferece suporte ao empacotamento universal para a loja de aplicativos macOS.
Compile para API 30 do Android
A API e bibliotecas do Android foram atualizadas – API 30, Google Play V3, Android X. Mantenha-se atualizado com os requisitos mais recentes para Android conforme a plataforma evolui.
Isso inclui a API de faturamento mais recente (exigida pela Google Play Store). Delphi aprimorado e C ++ RTL para Android, com suporte para Android API nível 30. Suporte para as novas bibliotecas “AndroidX”. Componente de compra no aplicativo para ajudar a monetizar seus aplicativos. Solução Android Google Play Billing Library versão 4. Plataforma de aplicativo FireMonkey aprimorada para criar aplicativos Android ARMv7 nativos para Android 11, 10, Pie (9.0), Oreo (8.1)
Essas e muitas outras funcionalidades e correções chegam para dar mais estabilidade e conforto na utilização da ferramenta.
Links oficiais
O que há de novo no RAD Studio 11