Google define obrigatoriedade da API 33 para os desenvolvedores Android enviarem suas apps para a Play Store.
Bem como é de costume, as plataformas móveis seguem em constante evolução e nesse processo evolutivo algumas obrigatoriedades acabam sendo impostas pelo ecossistema. Foi exatamente o que acabou de acontecer com o Android.
Obrigatoriedade da API 33
O Google, “guardião” do Android, lançou recentemente a exigência de que os apps enviados para a Play Store devem, a partir do dia 31/08, obrigatoriamente estar utilizando a API 33.
Essa obrigatoriedade traz mudanças comportamentais nos aplicativos, e essas mudanças precisam ser analisadas pelos desenvolvedores.
No universo do RAD Studio
Quando analisamos o impacto dessas mudanças no cenário dos desenvolvedores que utilizam o RAD Studio, vale a pena lembrar que a exigência foi lançada pelo Google posteriormente ao lançamento do RAD Studio 11.3. Portanto essa mudança acaba sendo algo nativamente não suportado pela versão 11.3 do RAD.
Enviar para a Play Store
Recentemente lancei no Meu Canal no Youtube, um vídeo no qual demonstro como enviar apps para a loja como se seu app estivesse utilizando a API 33.
Isso faz com que a loja aceite seu aplicativo, e resolve o problema do envio. Entretanto ao sinalizar que você vai utilizar a API 33 em seu app, o Android do dispositivo passa a você utilizou os recursos da mesma, isso implica por exemplo em uma mudança comportamental no sistema de permissão de acesso à mídias no device.
Ou seja, essas por exemplo são permissões que mudaram por completo. Consequentemente é necessário uma intervenção maior, necessitando por exemplo Alteração no arquivo de manifesto, inclusão de strings de permissão novas, e uma alteração pontual no arquivo de fonte do RAD Studio para controle de acesso a mídias e câmera. É um processo que requer atenção, e um pouco mais de conhecimento para que você obtenha a compatibilidade, entretanto ao fazê-lo você está assumindo para si a responsabilidade do processo uma vez que a Embarcadero não dá suporte nessa versão.
BETA do RAD Studio 12
A Versão 12, que se encontra aberta em fase beta, trará esse suporte de forma nativa, uma vez que o produto já “nasce sabendo” da exigência do Google. Assim participantes do programa de Beta já podem utilizá-lo para fazer o devido envio para a loja em total compatibilidade sem necessidade das alterações que citei acima.
Marco Cantù recentemente abordou o tema na postagem: https://blogs.embarcadero.com/delphi-supports-android-api-33-via-yukon-beta.
Lembrando que os clientes da Embarcadero com subscrição ativa, têm direito a participar do Programa Beta. E para aqueles que desenvolvem para plataformas móveis, é algo fundamental. Como mencionado anteriormente estas têm passado por atualizações e evoluções constantes e estar em conformidade com essas atualizações é um grande diferencial de sobrevivência para as empresas desse mercado.