A Embarcadero anunciou no último dia 13 de março a release 12.3 do RAD Studio. A partir de agora o RAD Studio 12.3 está disponível para novos clientes e clientes com subscrição ativa.

Como já é de costume aqui no site, procuramos trazer todos os Lançamentos de versões recentes do RAD Studio, principalmente focando nas funcionalidades apresentadas para o Delphi.

A IDE em 64Bits

A grande novidade para essa versão, ainda que esteja em fase preview e apresentando resultados satisfatórios, fica por conta da versão de 64Bits do IDE. Isso mesmo, o RAD Studio 12.3 traz aos usuários a possibilidade de abrir o IDE e trabalhar numa versão compilada para processadores 64Bits. Na prática, o IDE 64Bits disponibilizado ainda é limitado em termos dos recursos do IDE, porém oferece espaço de memória quase ilimitado para o próprio IDE, incluindo, por exemplo, os componentes instalados e os designers abertos no editor, e para o compilador integrado ao construir projetos muito grandes.

Além disso, um IDE de 64 bits permite acesso em tempo de design a bancos de dados que oferecem apenas um driver de cliente de 64 bits. A Embarcadero também está construindo novas experiências de depurador Delphi nativo com base no LLDB, que, ao longo do tempo, oferecerá recursos muito melhores do que a depuração remota atual de aplicativos de 64 bits do IDE de 32 bits.

A instalação do RAD Studio 12.3 entrega ao usuário a possibilidade de acionar o RAD Studio 64Bits (com recursos limitados por se tratar de uma versão preview) e a experiência tradicional do RAD Studio em 32Bits.

Melhorias no Smart CodeInsight

O RAD Studio 12.3 aprimora ainda mais o Smart CodeInsight, adicionando algumas extensões notáveis ​​à IU, focadas em uma experiência de bate-papo aprimorada, mais integrada com os comandos do editor relacionados à IA.

Vale lembrar que o Smart CodeInsight é uma ferramenta que permite ao usuário consumir recursos de IA para a codificação. Ele foi introduzido no RAD Studio 12.2 oferecendo suporte pronto para uso para três soluções online (OpenAI, Gemini do Google e Claude da Anthropic) e uma solução offline (Ollama). Essa arquitetura oferece vários objetivos: tudo é opcional e desabilitado por padrão; disponibilizamos vários provedores e deixamos você escolher qual deles ou quais deseja habilitar; incluímos uma solução offline instalada localmente para privacidade máxima.

Na versão 12.3, a janela de bate-papo agora oferece suporte a Markdown, proporcionando uma saída formatada corretamente e muito mais legível, e permite a leitura do conteúdo do editor, usando comandos especiais no texto ou botões adicionais. Ao mesmo tempo, os comandos emitidos no editor oferecem a opção de enviar os resultados para a janela de bate-papo habilitada para Markdown em vez do próprio editor, fornecendo uma melhor formatação da resposta. Além disso, a caixa de diálogo de configuração do Smart CodeInsight oferece uma lista de modelos disponíveis recuperados do mecanismo de IA e há um novo comando Find Unit / Find Header baseado em IA.

FireDAC e Banco de Dados

O RAD Studio 12.3 adiciona melhorias também no FireDAC como melhorias à filtragem de consultas SQL do componente TFDTable e suporte para migração do IBX para o FireDAC com o utilitário Refind. Ele também adiciona suporte específico para acesso a drivers de 64 bits no IDE de 64 bits. Em termos de drivers de banco de dados específicos, o RAD Studio agora suporta oficialmente:

  • Microsoft SQL Server 2022 (mais suporte para sequências e procedimentos armazenados em MSSQL com vários parâmetros TVP)
  • MongoDB até a versão 8.0 (também com novos parâmetros de conexão para MongoDB Atlas)
  • MySQL 8.4
  • Oracle DRCP (Pool de Conexões Residentes de Banco de Dados)

Android 15

Outra novidade que já trazida pelo RAD Studio na versão 12.3 é que ele traz a API do Android no nível 35, ou seja, os desenvolvimento na plataforma do “Robozinho Verde” já está compatível com a versão 15 do Android. Este é um requisito para aplicativos na Google Play Store que deve ser cumprido até agosto de 2025.

Além disso Embarcadero lança também uma ferramenta visual para auxiliar no gerenciamento da instalação da Android SDK. A ferramenta se chama Android SDK Manager e está disponível para clientes com subscrição ativa.

Em linhas gerais, as melhorias apresentadas fazem com que o desenvolvedor Delphi possa continuar criando apps nativos de última geração para Android na versão mais atual do sistema operacional.

Saiba mais

O lançamento do RAD Studio apresenta muitas novidades e novos recursos disponibilizados. Você pode acompanhar aqui abaixo o vídeo do Webinar de lançamento trazendo detalhes dos recursos apresentados:

Você pode também conferir tudo o que há de novo na seção What’s new da Embarcadero DocWiki.

🔗 https://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Athens/en/12_Athens_-_Release_3

Comente