Desde seu lançamento no dia 31 de agosto de 2015, o RAD Studio 10 Seattle vem conquistando o cenário de desenvolvimento rápido de aplicações.
O mundo caminha para um cotidiano conectado, chegamos a um ponto em que aquela cenas antes só vistas na ficção tornam-se realidade, o ser humano passa a ter interações com sua casa, eletrodomésticos, automóveis entre outras coisas e cada vez mais empresas notam essa tendência e lançam produtos que se permitam conectar, a IoT está estabelecida com a era em que vivemos atualmente, e temos no RAD Studio 10 Seattle a ferramenta capaz de proporcionar de forma rápida e de maneira suave o encontro do desenvolvedor com essa nova era tecnológica.
Delphi 10 Seattle: RAD e Multi-dispositivo
O conceito de RAD se mistura com o Embarcadero RAD Studio 10 Seattle, e consequentemente o Delphi 10 Seattle, não apenas no nome mas sim no propósito, na essência da ferramenta. Desenvolver aplicações conectadas a banco de dados, visualmente atraentes e capazes de serem executadas em Windows 10, Mac, Mobile e IoT é muito rápido quando se tem uma ferramenta como o Delphi 10 Seattle.
Isso mesmo, com apenas uma única ferramenta, através de uma única base de código, o desenvolvedor é capaz de ter sua aplicação disponibilizada para todas essas plataformas: Windows, iOS, OSX, Android além de se conectar à IoT e seus mais diversos dispositivos.
Isso é RAD!
Nota 1: RAD Rapid Application Development ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação (em português), é um modelo de processo de desenvolvimento de software interativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias).
Nota 2: IoT Internet of Things ou Internet das Coisas (em português), consiste basicamente em ligar aparelhos do dia-a-dia a base de dados e ou outros aparelhos através de redes e internet.
Produtividade ao Desenvolvedor
Na versão 10 Seattle, algumas funções para agregar produtividade à equipe de desenvolvimento foram acrescentadas à ferramenta:
|
|
Marcando o 10 da MS
Com todo o investimento e expectativa da Microsoft em relação ao Windows 10, a Embarcadero marcou de perto e trouxe alguns lançamentos no Delphi 10 Seattle que o colocam na vanguarda quando o assunto é integração com o sistema operacional da Microsoft.
Como a estimativa da Microsoft com o Windows 10 é atingir 1 bilhão de dispositivos, o Delphi 10 Seattle possibilita ao desenvolvedor interação rápida com o SO através de novos controles VCL, APIs e componentes WinRT e UWP (Universal Windows Platform) dando-lhes acesso aos novos serviços do Windows 10 incluindo notificações, contratos, e muito mais!
Para auxiliar o desenvolvedor nesse processo a Embarcadero disponibilizou o documento Windows10: Grandiosa nova oportunidade para desenvolvedores, sugiro sua leitura.
Multidispositivos evoluindo ainda mais
O desenvolvimento multidispositivos no Delphi 10 Seattle fica a cargo do FireMonkey, que caminha a passos largos no que diz respeito à maturidade e estabilidade. São recursos capazes de fazer com o desenvolvedor utilize apenas uma única IDE para atingir dispositivos Windows 10, iOS 8.4, Android 5.1.1 e OS X Yosemite.
Os recursos de design multidispositivos fica a cargo do FireUI e o framework de interface interplataformas que cria a única solução verdadeiramente de fonte única para aplicações compiladas de modo nativo. A maior parte dos outros fornecedores que suportam o desenvolvimento interplataformas nativo requerem que interfaces separadas sejam escritas em cada plataforma.
Confira o que há de novidades no FireMonkey no vídeo abaixo:
Há muito mais…
Cheguei a dizer na postagem sobre Serviços Android com Delphi 10 Seattle, que a versão 10 Seattle é a versão mais comentada e esperada do Delphi, não é para menos que continua até hoje arrebatando usuário que baixam a versão Trial.
São tantas correções, melhorias e novidades que é cada vez mais fácil indicar um caminho para quem não conhece essa nova versão, a bússola para os desenvolvedores aponta para Seattle.
E você, ainda não conhece… confira algumas novidades no vídeo abaixo:
Teste agora
Baixe já a Versão Trial do RAD Studio 10 Seattle e teste os recursos por 30 dias inteiramente grátis.
Maiores informações sobre o Delphi 10 Seattle, não deixe de conferir!
Até a próxima!