A comunidade Delphi hoje acordou com a boa nova da chegada do Delphi XE5. A Embarcadero realmente entregou o Delphi capaz de compilar aplicativos nativos para Android.
Curiosidade e download andaram lado a lado
Logo que li a notícia pelo blog do Fernando Rizzato, MVP da Embarcadero no Brasil, já fui direto no link para efetuar do download. Tomado por uma incrível ansiedade corri atrás de todas as informações que podia para iniciar os testes quando o download terminasse.
Vale lembrar o download citado é o trial de 30 dias disponibilizado pela Embarcadero em seu site.
A proposta da Embarcadero com o Delphi XE5
Com Delphi XE5 é possível que você construa aplicações utilizando a mesma base de código fonte, sem comprometer a qualidade, a conectividade ou o desempenho da aplicação. Com suporte nativo para Android e iOS, atinja a uma maior parcela dos mercados mobile do mundo. Aplicações para smartphones e tablets com a única plataforma de desenvolvimento que permite que você crie aplicações verdadeiramente nativas para Android e iOS a partir de uma única base de código.
Por onde começar?!
Abaixo listo links e referências de por onde começar os estudos e avaliar a nova ferramenta.
- Help On Line: Um extenso ambiente Wiki foi disponibilizado, através dele você tem acesso a exemplos e tutoriais, códigos fontes, guias de desenvolvimento, guias de boas práticas, etc.
- Delphi XE5: Faça o download da versão Tria do Delphi XE5 e comece a desenvolver para as plataformas mais “quentes” do mercado.
- Webinar Técnico: Se você está acessando essa postagem antes do dia 17/09/2013, ainda dá tempo de inscrever-se e poder visualizar aplicações nativas Android e iOS construídas a partir de uma única base de código, ferramentas de desenvolvimento multidispositivo em ação, além de conhecer os erros mais comuns cometidos por desenvolvedores que migram para plataformas móveis e descobrir como evitá-los.
Parece que o Delphi ainda não morreu
Além do suporte Android várias outra funcionalidades foram introduzidas, melhorias na IDE, etc. Vale lembrar ainda que o FireDAC também faz parte do pacote, inclusive do trial, e que ele possibilita acesso direto, nativo e de alta velocidade do Delphi e do C++Builder a InterBase, SQLite, MySQL, SQL Server, Oracle, PostgreSQL, DB2, SQL Anywhere, Advantage DB, Firebird, Access, Informix, DataSnap, dentre outros.
Àqueles que volta e meia anunciam a morte de Delphi, ele está vivo e agora como um robô! E aos que querem conhecer um pouco mais espero que essa postagem ajude.
Até a próxima!