Já passado uma semana consegui enfim postar minha visão sobre o evento Two Days Extreme Delphi em Belo Horizonte. Leia!
Nos dias 16 e 17 de abril a capital das Minas Gerais recebeu o Two Days Extreme Delphi, o evento que vem mobilizando a comunidade Delphi em todo o Brasil.
Conteúdo que unifica
Há algum tempo venho me perguntando como fazer para “reunir a turma do Delphi” em Minas. Confesso que Rodrigo Mourão conseguiu responder minha pergunta. Foi só ter coragem e conteúdo de qualidade que os carinhas saíram das tocas, uai?!
Como foram as apresentações
Marcos Antônio Moreira, levou a personalização de aplicações com VCL Styles Skin com um nível muito aprofundado e direcionado que fez com que todos tenham pensado em por que ainda não estão utilizando. (Deixo aberto os comentários para qualquer um dos participantes, me corrigir se eu estiver errado.)
Nota: Cheguei a abordar o tema na Code Rage X Brasil, exatamente em substituição ao Marcão, que domina com muito mais propriedade o Estilos VCL.
Laercio Guerço fez a mineirada pirar! E acima de tudo abrir novos pensamentos em suas mentes apontando para novos horizontes. Laercio mostrou como integrar Delphi e Arduino pode abrir novos mercados e com soluções práticas para o cotidiano da sociedade.
Além é claro de um tema difundido pelo grande mestre a tanto tempo: Delphi para Web com IntraWeb! O professor ensina o “desconhecido” e mostra casos reais de aplicações Intraweb desenvolvidas por ele rodando em alguns grandes clientes.
Rodrigo Mourão, organizador e idealizador do evento, elevou o nível a um outro patamar. Os participantes saem das apresentações com a chave virada, entram desenvolvedores e saem desenvolvidos. (Abro aqui para os “bípedes” * que queiram discordar os comentários)
Nota: Quem participou sabe o humor empregado na utilização da palavra bípede! Quem não participou, vai continuar sem entender nada por que eu não vou explicar (risos)
Enfim Mourão, faz um refactoring em algumas linhas de código e recompilou o cérebro deste time que participou!
Minhas apresentações
Em minha primeira apresentação no evento abordei um caminho para levar o usuário Delphi à publicação de sua aplicação móvel Android até a loja de apps do Google, a Google Play. Traçamos ali alguns comentários sobre preenchimentos de informações tanto no Google Developer Console quanto na IDE do Delphi.
Em minha segunda apresentação, levei a temática do Delphi como um ingrediente secreto para as atividades do dia a dia no ambiente empresarial. Esta apresentação utilizo meu próprio case, em que mesmo tendo na empresa um ERP reconhecido internacionalmente e um WMS de altíssima qualidade, existem pontos que precisam de um toque produtividade que nenhuma outra ferramenta no mercado pode entregar. Tivemos um Servidor DataSnap, Clientes Desktop, Clientes Android, Clientes WEB... enfim tudo isso rodando e funcionando no mundo real, numa distribuidora de medicamentos em Minas Gerais.
Retaguarda funcionando perfeitamente
Na retaguarda do evento, fazendo com que a organização fosse de primeira estavam a Senhora Mourão, Izabela Ferraz, e Karina Delfino, a moça de Delphi até no nome. Fica aqui registrado meu reconhecimento e agradecimento ao trabalho das duas, já conversei com o presidente das organizações Mourão para disponibilizarmos mais verbas de gratificações às duas. rs
Participantes
Se por um lado eu acredito que Minas Gerais, apesar da crise que assola o país, poderia ter contribuído com um número maior de participantes, por outro tenho certeza que mesmo sendo mais pessoas o nível de atenção e aprendizado não seria diferente. A turma demonstrava em pequenos gestos o quanto estavam sendo engrandecidos de conhecimentos ali.
Alto astral
Acredito que nunca um Extreme Delphi tenha tido uma veia cômica tão forte como dessa vez. Juntar eu e Marcão numa mesma sala é algo que deve ser sinalizado para os demais como arriscado.
O que dizer de iniciar uma palestra pedindo desculpa por ter que fazer a palestra do Mourão parar?! Fazer o que quando pedem para eu contar dos meus bípedes? Falar sobre A CAPITAL de Minas Gerais, e sua periferia? O riso rolou solto!
Rodrigo Mourão
Falar o que deste cara que teve a coragem de arregaçar as mangas e fazer o que os outros no máximo pensavam em fazer. Ver a concretização deste projeto me faz transbordar de orgulho de poder ter esse cara, como um amigo que fiz na jornada da vida. Sempre fui profundo admirador de seu trabalho, sua didática que o fizeram um dos mais notáveis mestres de Delphi deste país, e poder acompanhar de perto seu trabalho, me fez conhecer essa outra virtude: a garra.
Mourão meu brother, sou seu fã! Obrigado por tudo!
Não convida não que a gente vai e estraga tudo!!!
GALERA
Aqui gostaria de registrar meus agradecimentos a todos que estiveram lá e dividiram o final de semana conosco.
Meu enorme respeito a Wellington, que saiu do Espírito Santo para estar no evento conosco, amigão espero que tenha sido proveitoso para você, e fico no aguardo do seu convite!
Parabenizar a todos os outros demais, vou esquecer alguns nomes mas vamos lá: Fraterno abraço a Alisson, David, Aristeu, Paulo, Hugo (cara de sorte… ), Guilherme Gute, João, Wallace ( o cara do Sharing Delphi, se não conhece se inscreve aí), eu falei que ia esquecer mas enfim, parabéns a todos os participantes pela busca de conhecimento, esse é o primeiro passo para a mudança que precisamos.
Galeria de imagens
Fique com a galeria de imagens que fizemos lá no evento.
Até uma próxima oportunidade MG!