Longe dos holofotes no cenário nacional, entretanto o Interbase arrebata premiações ao redor do mundo. Nesta postagem o Interbase XE7 e suas características.
Um dia desses no grupo de discussões dos Embarcadero MVPs Brasileiros levantei a questionamento de por que não se fala muito em InterBase aqui no Brasil, uma vez que lá fora a solução de banco de dados da Embarcadero acabara de ganhar o prêmio “Most Innovative Use of Data”, ou, “Mais inovador para uso de dados” no IoTAs 2015 – Internet das Coisas Awards.
Como as respostas penderam mais para o lado comercial, decidi pesquisar um pouco mais sobre o InterBase e produzir algumas postagens sobre seus recursos e características. Essa é a primeira delas!
Características e Benefícios gerais
O Embarcadero ® InterBase ® encontra-se hoje na versão XE7. Construído a partir do zero para ser robusto e resistente à corrupção de dados. O InterBase é um banco de dados de alta performance, criptografável, multiplataforma e escalável.
Com isso os desenvolvedores tem a seu dispor um banco de dados relacional de baixo custo, “zero administração”, seguro, leve e cross plataforma para incorporarem em suas aplicações.
Criptografia e segurança
O InterBase XE7 a suporta criptografia Advanced Encryption Standard (AES) e Data Encryption Standard (DES). Escolher entre criptografar todo o banco de dados ou apenas uma tabela crítica ou coluna e definir qual usuário pode decodificar os dados com base na autenticação baseada em papel/permissão.
Velocidade e Desenpenho
O InterBase aproveita os atuais sistemas de CPUs e multi-CPU multi-core, aliados a uma abordagem de controle de versão única, para recuperar e atualizar seus dados de forma extremamente rápida.
Novidade na versão XE7, o Incremental Data Dumps fornece uma maneira rápida para regular de backup mesmo para os maiores bancos de dados e níveis extras de resiliência.
Integração com as principais ferramentas de desenvolvimento
O InterBase suporta todos os principais paradigmas do desenvolvimento: Java, C, C ++, .NET, Delphi, PHP e Ruby. Se você é um desenvolvedor Visual Studio você pode trabalhar com o InterBase através dos conectores ADO.NET ou ODBC para facilitar o acesso aos seus dados.
O InterBase ainda se integra estreitamente para C ++ Builder, RAD Studio e Delphi de modo que quando você implantar seus projetos para qualquer plataforma, ele será implantado automaticamente com o projeto.
Diferentes edições
O InterBase possui diferentes edições do produto, cada uma com peculiaridades e características específicas de acordo com a plataforma a ser adotada para o desenvolvimento, são elas:
- IBLite livre, embutido (embeded), incorporável para dispositivos Android e iOS, é executado em um ambiente independente e permite a distribuição e implantação de aplicativos que acessem diretamente InterBase.
Nota: IBLite XE7 está disponível exclusivamente no RAD Studio 10.1 Berlim (todas as edições) e Delphi 10.1 Berlim (versão Pro com o pacote Mobile e versões superiores).
- InterBase ToGo Edition está disponível no Android, iOS, Windows e OS X, executado em um ambiente autônomo, permite implantação de aplicações que utilizem diretamente as DLLs do InterBase.
- InterBase Desktop Edition está disponível no Windows e possibilita aplicação stand-alone, de usuário único.
- InterBase Server Edition permite que centenas de usuários simultâneos para se conectar ao banco de dados, disponível para ambientes Windows, Linux, Solaris e Mac OS X.
Para saber mais sobre as diferentes edições do InterBase acesse o link abaixo:
https://www.embarcadero.com/products/interbase/product-editions
Ficou curioso?
Bem espero que tenha despertado ao menos curiosidade em você. Então algumas dúvidas sobre o InterBase podem ser esclarecidas com a leitura do FAQ, clique no neste link para acessar o FAQ do InterBase: https://www.embarcadero.com/products/interbase/faq.
Numa próxima oportunidade daremos continuidade ao tema, espero que tenham gostado e até a próxima!
Fonte: https://www.embarcadero.com/products/interbase