Os RADZEIROS na CPBR 14. Essa foi a primeira vez que o evento teve uma bancada específica de desenvolvimento Delphi.
RADZEIROS na CPBR 14 como isso foi acontecer?
Uma certa tarde estava em casa e recebo uma mensagem da Sileide Campos, aquela mesmo que nos brindou com uma série de postagem sobre Delphi e IoT aqui no site. Na mensagem Sileide dizia: “Lands, submeti uma palestra para a Campus Party!“… respondi, que bom… também estou mandando… ao dizer isso ela me respondeu: “que massa, mais uma e podemos ter uma comunidade.”
Aquilo me intrigou de tal forma… que liguei e perguntei o que seria necessário para buscarmos a comunidade. Trocamos ideias por um período e submeti a comunidade RADZEIROS para a CPBR14.
Usei como argumento o poder que temos de diversos grupos estabelecidos nas redes sociais que utilizam a ferramenta, assim a comunidade logo foi aprovada.
Desafio
Uma vez definido que realmente teríamos a comunidade RADZEIROS surge um outro desafio: entender o que uma comunidade faz na Campus e propor dentro das nossas ideias atividades para movimentar a comunidade.
Sabendo que ninguém consegue nada sozinho, chamamos alguns parceiros para nos apoiar nessa viagem. E costumo brincar que sempre tem uns doidos para abraçar minhas loucuras.
Fica aqui o agradecimento à Embarcadero do Brasil, ao Projeto ACBR e à Tectoy Automação.
A experiência na bancada
A proposta de nossa bancada foi compartilhar momentos de aprendizagem de Delphi com quem estivesse interessado e propor um desafio a quem quisesse participar.
Das atividades tivemos algumas interações ao longo dos dias, e assim fomos compartilhando as experiências. Encontramos lá os alunos da ETEC Carapicuíba que é apadrinhada pelo Programa Acadêmico da Embarcadero no Projeto P-TECH AMS.
Rolou até uma live
Confira a live que fizemos direto da nossa bancada lá na Campus.
O desafio de codificação
Os participantes do nosso desafio de codificação ganharam camisetas temáticas da Delphi. Como meta do desafio os participantes e tiveram que interagir com os equipamentos da TECTOY AUTOMAÇÃO.
Ao final do desafio, na hora marcada, deveriam trazer seus projetos para que estes fossem avaliados pela bancada. Houve ainda uma premiação, doada pela própria TECTOY AUTOMAÇÃO.
O vencedor
O vencedor do desafio RADZEIROS NA CPBR 14 foi Lucca Biagi, programador JAVA, que embora seja filho de delfeiro, não conhecia a ferramenta. Lucca manteve-se concentrado e persistente em aprender e desenvolver a solução por ele pensada. Registrei a premiação dele em no vídeo abaixo:
Tinha Delfeiro lá sim!
Encontramos alguns delfeiros lá…
Do Centro Paula Souza
Estiveram lá Prof. Tiago Souza da Robótica e Capacitação de professores.
Quem também esteve por foi a foi a Profa. Gedeane Kenshima que trocou altas experiências com a turma na bancada.
Agora são meus alunos, também
Aqui abro espaço para mencionar um projeto bem legal desenvolvido pelos alunos da ETEC Carapicuíba: o ACCESSY. (Vale a pena conhecer @accessy_tcc).
Gostaria também de expressar meu agradecimento a essa turminha pelo carinho… alguns registros aqui abaixo
Diversão e zoeira
Se não puder ser divertido nem me chama … rsrs
Conclusões e experiência da CPBR 14
Ao final dessa jornada o contato com uma galera jovem, pensando muito em se divertir e aproveitar os momentos que o festival Campus Party proporciona, isso é o que percebi do público. As empresas estavam lá para se fazer atrativas para captar esse público.
Particularmente fiz questão de viver a experiência imersiva, fui para o Camping e fiquei acampado por lá.
Um ponto interessante é que a Campus Party do ano que vem, a CPBR15, já tem data para acontecer, confira na imagem abaixo: