fbpx

Windows 7 + Ruby on Rails + Postgre


begin
Olá… depois de relatar aqui no blog pessoal a batalha travada entre Eu e o Ruby on Rails para a configuração do PostgreSQL no ambiente Windows (XP), vou agora descrever porém de forma mais útil a configuração dos mesmo no Ambiente da Microsoft em sua versão 7, ou simplesmente Windows7.

Primeiro Round: EU X PostgreSQL
Bem o Elefante foi cruel… após dias lendo dicas gerais na web… resolvi tentar fazer uma mescla delas… mas a a parte  fundamental para a minha vitória foi habilitar o LOGON SECUNDARIO… acompanhe os passos:
INICIAR –> EXECUTAR –> SERVICES.MSC uma vez aberta a janela de serviços, selecione a opção referente ao LOGON SECUNDÁRIO e mande iniciar o serviço.image

Este passo nos faz vencer aquela mensagem do instalador do PG após a solicitação de senha do usuário dizendo que não consegue criá-lo devido uma falha de logon secundário.Segundo Round: Eu X Ruby

Esse foi um pouco mais fácil… realmente o instalador fez todo o processo cabendo a mim apenas a atualização dos gems, instalação do RAILS…
No prompt vá até o diretório bin do ruby (C:rubybin) e digite:
gem install rails –-include-dependencies
image

Aguarde a finalização do processo de atualização… só lembrando que este é o processo de atualização via internet, o que exige conexão com a grande rede.

Terceiro Round: Últimas Configurações
Essa parte considera apenas as configurações finais para que a vitória se concretize enfim… Primeiro passo seria a instalação do gem do postgre, no meu caso usei o postgres-pr-0.6.3.gem que foi adicionado ao diretório do ruby. Para instalá-lo basta executar a seguinte linha de comando no prompt:
gem install postgres-pr-0.6.3.gem

E para confirmar a situação de atualização total do seu ambiente de desenvolvimento pode em seguida executar a seguinte linha de comando:
gem update –—system

Para fecharmos esta parte de configuração basta setar a variável de ambiente PATH no Windows 7  para conter os caminhos do RUBY(C:Rubybin) e do POSTGRE(C:Program Files (x86)PostgreSQL8.4bin).

Para acessar as variáveis de ambiente vá em Painel de Controle e selecione a opção Sistema para ter acesso as propriedades do sistema. Uma vez selecionada esta opção acesse agora as Configurações Avançadas do Sistema, em seguida clique no botão Variáveis de Ambiente e selecione em Variáveis do Sistema a opção PATH, feito isso basta clicar no botão Editar e adicionar os caminhos citados acima. Vale lembrar que para separar um caminho de outro o caractere usado é o “;” (ponto e vírgula)
image

Finalize este processo clicando em OK.

Quarto Round: Queda dos Adversários

Este é só para decretar o fim da batalha, com estes passos você tem o ambiente Windows7 configurado para a utilização do ROR juntamente com o PostgreSQL…

end;


Comente